sábado, 3 de abril de 2010

PARA CONHECIMENTO DOS MORADORES DA ÁREA RESIDENCIAL DA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DO JACUÍ:

RESPOSTA PARA TODOS QUE ACHAM QUE "SOMOS DIFERENTES"!

A todo instante, encontro na Internet, manchetes de jornais, blogs e entrevistas com Políticos de vários partidos, e/ou pessoas ligadas a eles ou à Segurança Pública, referente a questão dos moradores da Área da PEJ.
Segue abaixo, o artigo, postado em 21 fe Fevereiro de 2010 no "Blog da Insegurança", e o comentário que fiz referente ao assunto. Cabe salientar. que esse Blog, é muito interessante e rico em diversos assuntos. Principalmente sobre questões da Segurança Pública.
Essa "resposta" que me refiro, é apenas um breve esclarecimento do que realmente vem ocorrendo nesta área durante anos... Não tomem como ofensas. Apenas são fatos concretos para análise e reflexão de todos os moradores residentes nesta Área, da comunidade Charqueadense, do Estado e do Brasil!
Um abraço!

Artigo Postado:

ÁREA DE SEGURANÇA VIRA FAVELA DE PRESOS - "Convivendo há décadas com presos, Charqueadas, a capital gaúcha dos presídios – com seis cadeias e 4,7 mil apenados – vive dias de revolta. Tudo por conta de fugas do semiaberto e invasão de terras por ex-detentos e familiares de detentos que formam bolsões de miséria. No município, estão localizados dois dos maiores e mais vulneráveis albergues do Estado – a Colônia Penal Agrícola (CPA) e o Instituto Penal Escola Profissionalizante (Ipep) – de onde escaparam 693 detentos em 2009, equivalente a duas fugas por dia. Charqueadas também enfrenta uma migração desordenada de familiares de presos e de apenados que ganham liberdade e, sem emprego e sem ter para onde ir, retornam ao crime na cidade. Conforme estimativas, cerca de metade das ocorrências policiais envolveria ex-detentos e apenados do semiaberto. Os crimes mais comuns são arrombamentos de casas e venda de entorpecentes. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, o índice de tráfico de drogas cresceu 28,8% em 2009 em relação ao ano anterior. Por ironia, a situação mais crítica é no local considerado área de segurança, no entorno da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), pertencente ao Estado e onde foram erguidas casas para servidores – policiais e agentes que trabalham nas cadeias. Ao longo dos tempos, a mata, preservada por lei, vem sendo derrubada e o terreno povoado por barracos. São quase uma centena, semelhante ao número de casas de servidores da segurança. A ocupação irregular é alvo de um inquérito civil aberto pelo Ministério Público."

Comentário de Dionara:
"Prezado Sr Cel RR Jorge Bengochea, concordo com o fato de que o sistema prisional não tem condições de oferecer segurança para a sociedade. O sistema é falho, desorganizado. Quanto à questão da Área Residencial da PEJ em Charqueadas, a minha opinião é a seguinte: realmente com o passar dos anos, houve um grande crescimento da urbanização daquela área. Porém, que fique bem claro, a grande maioria das pessoas responsáveis por isso, são exatamente as que pertencem à Segurança Pública. Infelizmente, foram colegas de farda e agentes penitenciários que não se contentaram em adquirir a posse de apenas um terreno ou uma casa. Foram "vendendo" para pessoas que nem se quer buscaram informações a respeito. Acredito que a SUSEPE e a Brigada Militar, deveria na época, terem feito um controle referente à aquisição de terras "a mais" desses servidores e para que se destinava. Dependendo, deveriam ter respondido Disciplinarmente pelas suas atitudes egoístas, de levar vantagens e de "olho grande". Agora é tarde, "os monstros já foram criados" é será difícil combatê-los... Acredito que o exemplo começa na nossa casa, para depois ser cobrados dos outros...

Sou Policial Militar e RESIDO nessa Área. Na época (2004), recebi a posse de um dos terrenos pelo finado Maj José Leandro. O Cap Fábio do 28º BPM, gentilmente ajudou-me a escolher um, pois eu não entendia nada de terras. Meu terreno foi medido e meu nome consta no mapa da área, que se encontra na PEJ e que me forneceu os Ofícios de solicitação para ligar a luz e água. Fui autorizada para construir uma casa na área, porque REALMENTE NÃO TINHA AONDE RESIDIR e vivia de aluguel. Diferente de colegas que possuem a posse de um ou mais terrenos, e moram no centro de Charqueadas em suas casas próprias e legalizadas...

Resido no famoso BECO DO XADREZ, onde muitas pessoas e muitos governantes tacham como FAVELEIROS. E eu não me acho faveleira e nem aos meus vizinhos. Nesta rua, cada morador possui seus terrenos autorizados pelo Diretor da PEJ (da época) e 90% são funcionários públicos da BM e SUSEPE. Os poucos moradores civis residentes (04) no Beco do Xadrez, dois são dependentes de Brigadianos, um trabalha da GERDAU e outro no Aeroporto Salgado Filho. Ou seja, pessoas trabalhadoras e honestas. Quanto aos moradores que residem no final do Beco, os que invadiram a APP, para conhecimento de todos, a grande maioria também são honestos e trabalhadores.

Tenho conhecimento, porque realizo um trabalho social já fazem aproximadamente 04 anos, que também atinge essa área. Possuo o cadastro de cada família, e sei quem é quem naquele local, suas necessidades, suas decepções e tento ajudá-los de alguma forma. Principalmente as crianças.
Coisa que deveria ser feita pelos nossos governantes que colocamos no poder (prefeitos, Deputados e Governadores), que só lembram dos FAVELADOS e de toda ÁREA RESIDENCIAL DA PEJ, em épocas de eleições! Aí sim, fazem questão de “entrarem no mato” e “apertarem a mão” de um por um e dizerem: -“Me ajudem a ajudar vocês, e blá,blá,blá...”.

“No canto”, no “meio do mato” existem pessoas que fazem coisas erradas sim. Mas posso assegurar que são 3%. E isso já foi avisado por mim e pelo meu esposo na época, quando essas pessoas começaram a invadir, se instalar e NÃO FOI FEITO NADA!
Daí comentaram: “ela está vendo bichinho...”. Agora, a solução é dar apoio às famílias de bem e às crianças que lá estão se criando, sem apoio nenhum dos governantes, e punir quem de direito (os quem cometem delitos), conforme a lei.

O que me entristece, é que não é feito nada para tirá-las do ambiente onde convivem com a marginalidade... Pelo contrário, continuam sendo tachadas de FAVELEIRAS. Alguém já foi dar uma olhada na RS 401, na entrada dos presídios toda quarta, quinta, sexta, sábado e domingo a partir das 05hs da manhã? Pois é... Crianças com a idade entre 09 a 10 anos e adolescentes entre 13 e 14 anos, trabalhando como carroceiros, levando as visitas até os presídios por R$1,00 por pessoa. Enquanto deveriam estar dentro de uma sala de aula estudando e nas horas de folga, brincando como toda criança... Para conhecimento de todos, como se já não bastasse a vida lastimável que levam aquelas crianças e adolescentes, as que estudam em Escolas no centro de Charqueadas, lhes são NEGADAS a “PASSAGEM ESCOLAR” pelo fato de residirem na “Colônia Penal”.

As poucas famílias de presidiários, que lá residem principalmente às mulheres, vão de casa em casa oferecendo seus serviços de faxina ou lavagem de roupas. Os rapazes, corte de grama e/ou limpeza de pátios... Sabe o que lhes são respondidos¿ NÃO! Pelo preconceito e até temor pelo fato de serem familiares de presos... Daí se espera o quê? Um mar de rosas?
Convido para que acessem o Blog becodoxadrez.blogspot.com, que criei para mostrar a realidade da Área Residencial da PEJ e em especial o Beco do Xadrez. Ainda é um Blog novo. Porém postarei entrevistas, fotos das residências e quem moram nelas, curiosidades, histórias, os trabalhos sociais que realizo, movimentações para a tentativa de municipalização, etc.

Não pense que sou favorável ou que eu concorde com as coisas erradas que ocorrem naquela área. Apenas gostaria de lembrar a todos, que aquelas pessoas não possuem realmente nada... Não possuem “estudo e /ou faculdade”, tampouco “boa aparência”... Muito menos uma mão estendida para ajudá-los. Apenas a fé e a vontade de ter uma vida digna, e o apoio de poucas pessoas solidárias...
Gostaria de lembrar a todos também, que os piores traficantes, os piores ladrões, os piores agiotas, enfim, os PIORES BANDIDOS que crescem cada vez mais em todo o Brasil e no Mundo, são aquelas pessoas que sempre tiveram tudo de bom nesta vida: pai e mãe que lhes deram estudo para serem “doutores”, e nunca souberam o que é “ter que roubar” para seus filhos terem o que comer e vestir... Os PIORES BANDIDOS, a imprensa divulga a todo instante: SÃO ALGUNS POLÍTICOS dentro da SEGURANÇA PÚBLICA (Federal e Estadual) e grandes Empresários... Todos nós sabemos (não podemos generalizar; é o mesmo caso das famílias que residem na Área Residencial da PEJ)...
Mas é mais fácil “tachar os FAVELEIROS”, não é mesmo? Há! Não esqueçamos também, que a grande maioria dos Traficantes (realmente os grandes), estão é na alta sociedade... Até cantor de Pagode... E todo mundo gosta das músicas, aplaude e tem até a coleção de CD ORIGINAL em casa... É mole?
Desculpas se fui um tanto rude, mas é o desabafo de uma "Funcionária Pública - Soldado da Brigada Militar com muito orgulho", que cumpre suas obrigações e executa suas missões profissionais da melhor maneira possível. Também de uma cidadã consciente, que analisa as coisas de todos os ângulos. Não apenas o que me convém, como é o caso do grande número de pessoas e de pessoas que possuem o Poder nas mãos... Nossos Governantes!

Um abraço a todos!
Dionara "

Um comentário: